quinta-feira, 9 de junho de 2016

ESCOLA ESTADUAL SÃO MIGUEL: Um espaço de construção e reconstrução do conhecimento

A Escola Estadual São Miguel é situada na cidade de São Miguel do Tocantins, atende ao público do Ensino Fundamental e Médio e funciona nos três turnos, matutino, vespertino e noturno.
Fachada da Escola Estadual São Miguel

área verde 

Jardim


Possui um amplo espaço para comodidade de todos os alunos e funcionários em geral, dispondo de um pátio para apresentações diversas, secretaria, cantina, sala de gestão, coordenação pedagógica, sala de informática, sala de jogos, sala de recursos financeiros e almoxarifado, biblioteca e outros.

A escola tem a missão de promover um trabalho amplo, teórico, prático e social na visão holística assegurando o ensino de qualidade, garantindo o acesso, o sucesso, o regresso e a permanência de todos os educandos na escola, incentivando a participação dos docentes em encontros, cursos, seminários, capacitações, garantir a cooperação, e harmonia entre todos.
Pátio

Com essa visão realiza-se um trabalho significativo, com professores formados nas várias áreas de conhecimento, Língua Portuguesa, Matemática, Física, História, Geografia, Educação Física, Pedagogia e as mais variadas especializações.

Um quadro de funcionários comprometidos com a educação e imbuídos em oferecer um ensino de qualidade, sempre priorizando a emancipação do aluno como indivíduo que tem seus direitos e deveres na sociedade. 
Sala pedagógica

Sala de jogos 
A partir disso, buscar-se reconhecer um cidadão necessário dentro da contemporaneidade.
A escola também dispõe do proEMI (Programa Ensino Médio Inovador) que tem como objetivo garantir o acesso à educação de qualidade aos jovens do Ensino Médio.
proEMI  (Programa Ensino Médio Inovador) - Cultura corporal

Essas ações do proEMI, funcionam como uma extensão da carga horária do professor e
funciona no contra turno, com atividades de:
Ø  Acompanhamento Pedagógico (Integração Curricular);
Ø  Iniciação Ciência e Pesquisa;
Ø  Leitura e Letramento;
Ø  Cultura Corporal;
Ø  Comunicação, Cultura Digital e uso de Mídias.

Os alunos também são atendidos na biblioteca para pesquisas diárias, que contemplam um acervo variado, como: literatura afro brasileira, literatura tocantinense, infantil e infanto juvenil, além de, contos, romances, ficção, crônicas, poesias, cordéis, teatro, memórias, revistas educacionais variadas, apoio ao professor e outros.
Literatura tocantinense disponível na biblioteca 





O laboratório digital faz parte do proEMI, ademais é um espaço para pesquisas online, onde os alunos acessam a internet e fazem os trabalhos solicitados pelos professores. 
Laboratório digital


A escola também dispõe do SOE (Serviço de Orientação Educacional), que tem como atribuições:
Ø  Planejar e coordenar a implantação da Orientação educacional e profissional;
Ø  Integrar o Plano de Ação da O.E. aos Programas e projetos desenvolvidos na escola;
Ø Coordenar o processo de sondagem e aptidões dos interesses e habilidades dos educandos;
Ø  Coordenar o processo de informação educacional e profissional;
Ø  Sistematizar o processo de coleta de registro e intercâmbio de informações necessários ao conhecimento global do educando;
Ø Sistematizar o processo de acompanhamento dos alunos encaminhados a outros especialistas, aqueles que exigirem assistência especial;
Ø  Promover atendimento ao professor, aluno e a família, individualmente ou em grupo, aplicando técnicas adequadas;
Ø  Coordenar o processo de escolha e acompanhamento e orientação dos representantes de classe e de professores orientadores de turmas;
Ø  Supervisionar os órgãos estudantis existentes na escola e outros.
SOE em ação

A coordenação pedagógica tem a responsabilidade de auxiliar o trabalho do professor, no sentido de dar o apoio necessário para alavancar o nível de conhecimento do aluno.
Coordenação Pedagógica

A secretaria da escola, tem a incumbência de lidar com a documentação dos alunos, resoluções, normativas, inserção de dados de servidores, acompanhamento do SGE (Sistema de Gerenciamento Escolar), frequência dos alunos, arquivos, censo escolar, certificação dos estudantes e outros.
Secretaria 
Cantina
A gestão tem um compromisso com a comunidade escolar, trabalhando em regime de parceria, com a descentralização das ações pedagógicas da escola, objetivando otimizar os trabalhos.
Gestora: Marlene Soares da Silva
Sala de recursos financeiros

Almoxarifado

A escola também disponibiliza um espaço para recreação, que é a sala de jogos, onde os alunos fazem as atividades recreativas, como: jogos de damas, xadrez e ping pong.


A Instituição tem uma dinâmica de trabalho pautada em projetos, só esse ano já foram realizados os projetos: Páscoa Solidária, Ser mãe é uma comédia, Dia D da leitura com os temas: "Livro Didático e Povos indígenas”, em parceria com a SEDUC, como também o Programa Refletindo e Inovando a Prática Pedagógica”, (proREINPP). 
Projeto: Páscoa Solidária


Projeto: Ser mãe é uma peça


Dia D da Leitura: Livro Didático

Dia D da Leitura: Povos indígenas


(proREINPP)

 Constantemente realiza-se palestras pertinentes a toda comunidade escolar. E para o segundo semestre pretende-se continuar com alguns projetos e ações que estão vinculados ao Projeto Político Pedagógico (PPP).
Existe um espaço na escola, que reúne algumas conquistas ao longo de sua história, como: troféus e medalhas, e as fotos das turmas que já passaram pela instituição. Se trata, da “Galeria Rocilda Ribeiro”, que recebeu esse nome em homenagem à funcionária, Rocilda, que sempre demonstrou um grande desejo em preencher o espaço que antes era ocioso, com as vitórias exitosas desta comunidade escolar.  
Galeria: Rocilda Ribeiro


As ações de voluntariados também são bastante frequentes na escola, justificando o “Projeto Voluntários na Escola”, que é uma proposta sistematizada pela SEDUC, mas a escola já vem desenvolvendo de maneira esporádica. 
Horta escolar



Palestra: Povos indígenas

Palestra: Higiene bucal

Porém será efetivado de maneira sistêmica pela instituição. Alguns trabalhos já são feitos pelos voluntários, como: Incentivo à cultura, palestras com temas pertinentes à comunidade, reparos na estrutura física, manutenção da horta da escola e outros. 


Portanto, toda Instituição de Ensino, prima pela valorização da clientela como um todo, uma vez que, se segue a premissa de “SERVIR”, e mostrar o que se tem de melhor, e de uma forma bem dinâmica, sempre com uma visão abrangente e integral do ser humano, por isso há essa grande preocupação em construir uma prática de aprendizes, porque a sociedade sofre mudanças e a escola deve acompanhar esse processo.
Ensaio do Cacuriá (Incentivo à cultura)








Prof. Lausinete






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