A
Escola Estadual São Miguel é situada na cidade de São Miguel do Tocantins,
atende ao público do Ensino Fundamental e Médio e funciona nos três turnos,
matutino, vespertino e noturno.
Fachada da Escola Estadual São Miguel |
área verde
Jardim
Possui
um amplo espaço para comodidade de todos os alunos e funcionários em geral,
dispondo de um pátio para apresentações diversas, secretaria, cantina, sala de gestão, coordenação
pedagógica, sala de informática, sala de jogos, sala de recursos financeiros e
almoxarifado, biblioteca e outros.
A
escola tem a missão de promover um trabalho amplo, teórico, prático e social na
visão holística assegurando o ensino de qualidade, garantindo o acesso, o
sucesso, o regresso e a permanência de todos os educandos na escola, incentivando
a participação dos docentes em encontros, cursos, seminários, capacitações,
garantir a cooperação, e harmonia entre todos.
Pátio |
Com
essa visão realiza-se um trabalho significativo, com professores formados nas
várias áreas de conhecimento, Língua Portuguesa, Matemática, Física, História,
Geografia, Educação Física, Pedagogia e as mais variadas especializações.
Um
quadro de funcionários comprometidos com a educação e imbuídos em oferecer um
ensino de qualidade, sempre priorizando a emancipação do aluno como indivíduo
que tem seus direitos e deveres na sociedade.
Sala pedagógica |
Sala de jogos |
A partir disso, buscar-se
reconhecer um cidadão necessário dentro da contemporaneidade.
A escola
também dispõe do proEMI (Programa Ensino Médio Inovador) que tem como objetivo garantir
o acesso à educação de qualidade aos jovens do Ensino Médio.
proEMI (Programa Ensino Médio Inovador) - Cultura corporal |
Essas ações do
proEMI, funcionam como uma extensão da carga horária do professor e
funciona no
contra turno, com atividades de:
Ø Acompanhamento
Pedagógico (Integração Curricular);
Ø Iniciação
Ciência e Pesquisa;
Ø Leitura
e Letramento;
Ø Cultura
Corporal;
Ø Comunicação,
Cultura Digital e uso de Mídias.
Os
alunos também são atendidos na biblioteca para pesquisas diárias, que contemplam
um acervo variado, como: literatura afro brasileira, literatura tocantinense,
infantil e infanto juvenil, além de, contos, romances, ficção, crônicas,
poesias, cordéis, teatro, memórias, revistas educacionais variadas, apoio ao
professor e outros.
Literatura tocantinense disponível na biblioteca |
O laboratório
digital faz parte do proEMI, ademais é um espaço para pesquisas online, onde os
alunos acessam a internet e fazem os trabalhos solicitados pelos professores.
Laboratório digital |
A
escola também dispõe do SOE (Serviço de Orientação Educacional), que tem como
atribuições:
Ø Planejar
e coordenar a implantação da Orientação educacional e profissional;
Ø Integrar
o Plano de Ação da O.E. aos Programas e projetos desenvolvidos na escola;
Ø Coordenar
o processo de sondagem e aptidões dos interesses e habilidades dos educandos;
Ø Coordenar
o processo de informação educacional e profissional;
Ø Sistematizar
o processo de coleta de registro e intercâmbio de informações necessários ao
conhecimento global do educando;
Ø Sistematizar
o processo de acompanhamento dos alunos encaminhados a outros especialistas,
aqueles que exigirem assistência especial;
Ø Promover
atendimento ao professor, aluno e a família, individualmente ou em grupo,
aplicando técnicas adequadas;
Ø Coordenar
o processo de escolha e acompanhamento e orientação dos representantes de
classe e de professores orientadores de turmas;
Ø Supervisionar
os órgãos estudantis existentes na escola e outros.
SOE em ação |
A
coordenação pedagógica tem a responsabilidade de auxiliar o trabalho do
professor, no sentido de dar o apoio necessário para alavancar o nível de
conhecimento do aluno.
Coordenação Pedagógica |
A
secretaria da escola, tem a incumbência de lidar com a documentação dos alunos,
resoluções, normativas, inserção de dados de servidores, acompanhamento do SGE (Sistema
de Gerenciamento Escolar), frequência dos alunos, arquivos, censo escolar,
certificação dos estudantes e outros.
Secretaria |
Cantina |
A
gestão tem um compromisso com a comunidade escolar, trabalhando em regime de
parceria, com a descentralização das ações pedagógicas da escola, objetivando
otimizar os trabalhos.
Gestora: Marlene Soares da Silva |
A
escola também disponibiliza um espaço para recreação, que é a sala de jogos,
onde os alunos fazem as atividades recreativas, como: jogos de damas, xadrez e
ping pong.
A Instituição
tem uma dinâmica de trabalho pautada em projetos, só esse ano já foram
realizados os projetos: Páscoa Solidária, Ser mãe é uma comédia, Dia D da
leitura com os temas: "Livro Didático e Povos indígenas”, em parceria com a SEDUC, como também o
Programa Refletindo e Inovando a Prática Pedagógica”, (proREINPP).
Projeto: Páscoa Solidária |
Projeto: Ser mãe é uma peça |
Dia D da Leitura: Livro Didático |
Dia D da Leitura: Povos indígenas |
(proREINPP) |
Constantemente
realiza-se palestras pertinentes a toda comunidade escolar. E para o segundo
semestre pretende-se continuar com alguns projetos e ações que estão vinculados
ao Projeto Político Pedagógico (PPP).
Existe
um espaço na escola, que reúne algumas conquistas ao longo de sua história,
como: troféus e medalhas, e as fotos das turmas que já passaram pela
instituição. Se trata, da “Galeria Rocilda Ribeiro”, que recebeu esse nome em
homenagem à funcionária, Rocilda, que sempre demonstrou um grande desejo em
preencher o espaço que antes era ocioso, com as vitórias exitosas desta
comunidade escolar.
Galeria: Rocilda Ribeiro |
As
ações de voluntariados também são bastante frequentes na escola, justificando o
“Projeto Voluntários na Escola”, que é uma proposta sistematizada pela SEDUC,
mas a escola já vem desenvolvendo de maneira esporádica.
Horta escolar |
Palestra: Povos indígenas |
Palestra: Higiene bucal |
Porém será
efetivado de maneira sistêmica pela instituição. Alguns trabalhos já são feitos
pelos voluntários, como: Incentivo à cultura, palestras com temas pertinentes à
comunidade, reparos na estrutura física, manutenção da horta da escola e
outros.
Portanto,
toda Instituição de Ensino, prima pela valorização da clientela como um todo,
uma vez que, se segue a premissa de “SERVIR”, e mostrar o que se tem de melhor,
e de uma forma bem dinâmica, sempre com uma visão abrangente e integral do ser
humano, por isso há essa grande preocupação em construir uma prática de
aprendizes, porque a sociedade sofre mudanças e a escola deve acompanhar esse processo.
Ensaio do Cacuriá (Incentivo à cultura) |
Prof. Lausinete
Blog interessante, parabéns!
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