terça-feira, 14 de junho de 2016

A Escola Estadual São Miguel entra no clima de festa junina

Com uma decoração típica do momento, a escola objetiva retratar alguns costumes, bem como, relembrar um pouco da história e origem sertaneja.




Os objetos estão expostos logo na entrada do espaço escolar, são eles: quibanos, lamparina, bileira, prateleira, ferro a carvão, filtro e pote de barro, tamborete de couro, panos de crochê, cofo de palha, bule e bacias de alumínio, pratos de esmalte e outros, além de alguns cachos de coco babaçu e o milho que é o tradicional grão que é utilizado em muitas receitas da culinária junina, e isso cria uma roupagem bem original para a ocasião.

“É muito válido e oportuno fazer essa exposição, onde os alunos e as pessoas que fazem parte da escola tenham esse contato com esses objetos e passem a conhecer e também valorizar a nossa cultura”, afirma Marlene Soares (Gestora da Instituição).

A exibição desses objetos característicos das festividades alusivas ao mês de junho, ficarão em exposição durante todo o período junino. Esses utensílios despertam a curiosidade dos alunos como é o caso da aluna Maria Eduarda, que se encantou com o ferro a carvão, como ela mesma diz, “Nunca pensei que tivesse um ferro que não fosse a energia, fiquei muito surpresa”.

Portanto, além de incorporar as festividades que comemora-se no mês de junho, que fazem parte da cultura popular, a escola também oferece um resgate bem peculiar dessa rotina e vislumbra a importância de valorizar as raízes culturais da nossa população.


























Prof. Lausinete









2 comentários: