segunda-feira, 30 de maio de 2016

Estatuto de Servidor do Tocantins é base da temática da Escola Estadual São Miguel


No sábado (21/05), aconteceu a primeira formação continuada na Escola Estadual São Miguel (TO), que contempla o “Programa Refletindo e Inovando a Prática Pedagógica”, (proREINPP), que propõe estudos de temáticas pertinentes ao contexto educacional e ao desenvolvimento de atividades práticas que visem a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

O assunto abordado no encontro, foi o Estatuto do Servidor do Tocantins (Lei 1818/2007), tendo como coordenador e dirigente, o professor desta Unidade Escolar, Raimundo Leal.
Na ocasião, estiveram reunidos todos os servidores que compõem este Estabelecimento de Ensino, a fim de saírem munidos de informações que vão de encontro com as suas dúvidas com relação aos seus direitos e deveres sistematizados no Estatuto.

A diretora desta UE, Marlene Soares, ressaltou que, “É uma ação contemplada no Plano Nacional de Educação (PNE), que faz parte da meta 15, onde assegura a garante, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, uma política nacional de formação dos profissionais da educação”.

Em suma, contempla os servidores no geral”, relata ainda, “Os temas escolhidos foram em consonância com as inculcações de servidores, além disso, todo o trabalho, tem o objetivo de melhorar os índices de avaliações internas e externas”.

 Durante o momento, houve uma ampla discussão, e vários questionamentos que aos poucos foram sendo clareados pelo palestrante. A servidora, Lausinete de Souza Abreu, falou da importância de abordar temas como este, “É de profunda relevância, o servidor estar ciente, sobre os aspectos legais, isto é, das leis que fundamentam o seu ofício”, afirmou.

O palestrante, professor Raimundo Leal, destaca, “que o deveres funcionais são fundamentais para esclarecer sobre a incumbência de cada servidor”.

            O debate, ocorreu de forma bem descontraída, para que, houvesse uma maior concentração e compreensão por parte dos envolvidos, e que realmente o objetivo fosse plenamente alcançado. Percebe-se que houve muita interação do ministrante com os ministrados, pois no decorrer das atividades se observou que todos estavam plenamente atentos, com relação à temática.

            Por fim, foram feitas as considerações finais, pela gestora da escola, e distribuída algumas lembrancinhas pela coordenadora, Claudiana Nunes, para os cursistas, onde ela relata, “O anseio da proposta foi alcançado, pela forma que foi conduzido todo o trabalho”.



Prof. Lausinete


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